Os cabos e fios de cobre nu fabricados pela Santa Luiza Condutores Elétricos obedecem rigorosamente às normas técnicas sobre as quais foi criada a gestão de qualidade da empresa.

 O atendimento ao que prescreve cada uma das regras ou normas irá garantir que as instalações elétricas sejam seguras, impedindo o surgimento ou a propagação de problemas no sistema.

Função das normas técnicas

Na linha de fabricação e de testes a Santa Luiza obedece ao prescrito nas normas técnicas NBR 5111, NBR 5349, NBR 6524, NBR 6810, NBR 6814 e NBR 6815.

 Algumas normas especificam requisitos para fabricação de materiais para fins elétricos, enquanto outras determinam métodos de ensaio e testes para verificar a eficiência desses materiais.

 Nos laboratórios da empresa são realizados testes de qualidade acompanhados por engenheiro elétrico nos procedimentos de recebimento e rotina de cabos e fios de cobre nu.

 Para entender tanto o processo de fabricação como o de testes de qualidade realizados pela Santa Luiza, é necessário conhecer as normas técnicas que a empresa aplica em seus procedimentos.

Normas técnicas
para padrões de conformidade e especificações técnicas brasileiras

NBR 5111 - Fios de cobre nus, de seção circular, para fins elétricos

A Norma especifica os requisitos do cobre para aplicações como condutor elétrico, quanto a condutividade elétrica, pureza, resistência elétrica e dureza de têmpera mole, meia-dura, dura e resistência mecânica.

NBR 6524 - Fios e cabos de cobre duro e meio duro com ou sem cobertura protetora para instalações aéreas.

A Norma faz a especificação de fios e cabos de cobre nu ou revestidos para linhas aéreas de distribuição e transmissão elétrica, podendo ser utilizados em sistemas de aterramento de SPDA e malhas de aterramento.

NBR 6814 - Fios e cabos elétricos - Ensaio de resistência elétrica

Essa Norma é para cabos de fios elétricos indicando o método correto para medição da resistência elétrica do condutor em uma corrente contínua.

NBR 5349 - Cabos nus de cobre mole para fins elétricos

Esta Norma estabelece as características dos cabos de cobre nu de têmpera mole, com ou sem revestimento, com seção circular, utilizados para fins elétricos.

NBR 6810 - Fios e cabos elétricos – Tração à ruptura em componentes metálicos

Esta Norma especifica o método de ensaio de tração à ruptura em componentes metálicos de condução utilizados para fins elétricos.

NBR 6815 - Fios e cabos elétricos — Ensaio de determinação da resistividade em componentes metálicos.

Com esta Norma é estabelecido o método de ensaio para determinar, em condutores elétricos, a resistividade desses materiais.

Linha de
fabricação e aplicação das normas

A aplicação desses produtos é especialmente em circuitos aéreos de comunicação telefônica, transmissão e distribuição de energia elétrica em zonas rurais e urbanas, e aterramentos de sistemas elétricos,e as Normas referem a estes materiais.

Linha de fabricação própria

Fios e Cabo de Cobre Nú

Fios: 7, 19 e 37 fios

Diâmetro: 4mm a 500mm

Têmpera Mole e Meio Duro

 

Cabo Rail Bond

Fio Trolley

Cabo Mensageiro

Linha para SPDA

Captores tipo Franklin

Terminais aéreos

Mastros

Fixação para mastros

Isoladores

Isoladores reforçados

Acessórios em geral

Linha para aterramento

Cordoalhas de cobre

Solda exotérmica

Conectores elétricos