A Santa Luiza Condutores Elétricos Ltda fornece uma gama de condutores elétricos, dos quais o fio de cobre nu é largamente requisitado.
Além disso, utiliza tecnologia de ponta para fabricar seus produtos com qualidade comprovada através de testes com acompanhamento de nosso engenheiro eletricista.
O fio de cobre nu possui todas as características apresentadas ao cobre, servindo-se com perfeição para circuitos aéreos de comunicação telefônica, distribuição de energia elétrica em zonas rurais e urbanas e aterramentos de sistemas elétricos e na industrialização de outros produtos.
Isto é possível porque a matéria-prima empregada na fabricação dos fios de cobre nu é o cobre eletrolítico, livre de impurezas e de reaproveitamento, tendo teor mínimo de 99,9%.
O fio de cobre nu recebe esse nome por não possuir revestimento, ou qualquer material isolante ou alguma camada que lhe sirva de proteção.
O diâmetro dos fios obedece aos valores da Classe 1A, segundo padrões técnicos apresentados na tabela.
Algumas características marcantes do cobre que tornam viável um projeto de aterramento e de sistemas de distribuição de energia elétrica, são:
- Condutividade elétrica: refere à capacidade de transportar a carga elétrica. Dentre todos os metais não preciosos, o cobre é o que apresenta a melhor condutividade (100% IACS).
- Condutividade térmica: é a propriedade de um metal conduzir calor. Esta capacidade é essencial em sistemas elétricos de modo que dissipe o calor residual. O cobre atua com 60% a mais de eficácia em relação ao alumínio na redução de pontos térmicos na fiação elétrica.
- Ductilidade: concerne à capacidade do cobre ser tensionado (esticado em forma de fio) sem sofrer fissura ou quebra.
- Flexibilidade e Maleabilidade: características essenciais para verificar a força elástica do metal. O cobre poderá ser enrolado, dobrado, alongado, cortado sem perder resistência.
- Soldabilidade: esta é a característica de metais poderem se unir através de um processo de aquecimento. O cobre é útil em soldagens para fazer conexões duráveis.
- Resistência à corrosão: o fio de cobre é resistente à quebra ou enfraquecimento diante de reações químicas, por exemplo, a poluição industrial, a umidade e demais transformações atmosféricas.